terça-feira, 25 de maio de 2010

SER "HERO" OU "REAL"? EIS A QUESTÃO...

Pais mundo afora tem um "novo-velho" motivo para reclamar: os games que simulam bandas, como Guitar Hero ou Rock Band são mais um aditivo pra garotada ficar cada vez mais grudada na tela...hoje temos até comentários - pasmem - de pais músicos, bem  "abalizados",  do tipo: "o meu filho deveria aprender a tocar num instrumento de verdade e não a apertar botões dessa geringonça", logo esta, que pode fazer o pequeno se apaixonar pelo Rock and Roll...

Caros genitores (musicistas ou não), pra quê tanto radicalismo? Logo vocês, que quando jovens lutaram tanto para estarem em bandas, ou simplesmente tocar com os amigos...justo vocês, taxados de vagabundos e coisas piores? Deixem a garotada desenvolver a coordenação motora, tudo em doses balanceadas, entre estudos (guri que não tá bem na escola não pode jogar mesmo), games e música...e se os dois últimos andam -  nos últimos tempos -  pela mesma estrada, que mal tem nisso?

Putz, como eu desejaria ter conhecido o Rock mais cedo...ser introduzido ao mundo de grandes clássicos dos anos 60, 70 e 80 (é bem verdade que alguns títulos primam por trazerem um repertório pífio, mas isso vai do gosto do freguês...). Jogar um "Beatles Rock Band" ou um "Guitar Hero: Metallica" pode ser um grande momento de "bonding" entre você e o seu pimpolho (aproveitem que nossa geração ainda tem a vaga idéia do que seja um video game, na verdade hoje, brinquedo de marmanjo), é um momento de "educar" o seu guri nos caminhos da boa música: "sabe quem escreveu isso?", "sabe por que essa letra é de protesto?", "saca só essa melodia", e o grande incentivo secreto: " quer saber o que o Hetfield escreveu aqui? Vai aprender inglês menino!" são só alguns dos exemplos...quem sabe até o garoto não se interessa em aprender a tocar um instrumento, e vira um "Real Hero", ao invés de um "Guitar Hero"? Isso é comprovado, e está acontecendo em países da Europa e nos EUA.

A continuação deste fenômeno de vendas não se restringe só aos games. A música pesada e seus artistas deram uma ressuscitada e apareceram para o público jovem em grande parte por conta desses jogos. Artistas como o Aerosmith e o Van Halen já deram declarações que atestam esse fenômeno.

Em resumo: deixa a gurizada tocar (virtualmente ou na real)! Isso desde que as notas (aí sim as escolares) estejam nos conformes, hehehe...desde quando o Rock faz mal?

Abraço!

Nenhum comentário:

Postar um comentário